Sérgio Antonio Marcucci
PRESIDENTE - 2014/2016
sábado, 19 de julho de 2014

Por uma Caciopar ainda mais forte

Criada há 38 anos, a Caciopar é o mais nítido reflexo de sucessivas gestões que não pouparam esforços para trabalhar pelo contínuo processo de integração do Oeste do Paraná. Historicamente, a nossa região está entre uma das que mais produzem e geram riquezas no País, no entanto é crônico também o fato de ela não receber, como justa contrapartida, os investimentos públicos que merece em áreas consideradas fundamentais para o presente e para o futuro das comunidades que compõem essa fração do território nacional.
Diante disso, o papel da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná reveste-se de uma importância ainda maior. O foco central da Caciopar jamais se perdeu, de trabalhar pela defesa, pela valorização e pelo fortalecimento da livre iniciativa. À unidade das Aces que formam a região foram e ainda são fundamentais para a região e para o Paraná. A exemplo citamos a Ponte de Guaíra, inúmeras obras rodoviárias, a Unioeste, o Porto Seco, a Ferroeste e tantas outras.
Porém, essas bandeiras sempre foram associadas a outras igualmente imprescindíveis ao setor produtivo. Como a instalação de órgãos públicos estaduais e federais nos municípios da região para que, gradualmente, ela pudesse ampliar a sua autonomia. Várias são as lutas que motivam a Caciopar de hoje, 38 anos depois de sua fundação pela equipe de diretores do idealizador da entidade, o empresário Hylo Bresolin. Hoje, a coordenadoria reforça articulações pelas reformas tributária, previdenciária, política e trabalhista e por estruturas como a duplicação das BRs 277, 163, Aeroporto Regional e tantas outras.
Com o novo impulso que a coordenadoria recebeu nos últimos anos, outro projeto foi intensamente fortalecido: aquele que busca, em parceria com a Faciap e outras entidades, oferecer às associações comerciais a possibilidade de disponibilizar produtos e serviços às empresas filiadas, fortalecendo assim e justificando ainda mais o papel das Aces, das coordenadorias e da própria federação. O Oeste luta pela descentralização de investimentos industriais, por novas obras estruturais, a exemplo de contornos rodoviários e novas políticas de integração fronteiriças, por mais segurança e também por parcerias público-privadas que possam ser saudáveis à aceleração e à tonificação dos indicadores econômicos da região.
Minha diretoria e eu, que tanto aprendemos com as gestões que nos antecederam, teremos muito trabalho nos próximos dois anos. O planejamento estratégico, com a participação de um grande número de diretores, mostra os caminhos que precisaremos percorrer. O foco não é outro senão o do contínuo fortalecimento do associativismo empresarial, com a criação de novos produtos e serviços às 48 Aces integradas, e com novas etapas do projeto Oeste em desenvolvimento.
Entendo que a Caciopar experimenta, graças ao empenho de muitos e de uma história vencedora, um dos seus momentos mais produtivos e os desafios à nova diretoria são inúmeros. Porém, quando há pessoas movidas por um mesmo ideal o fardo se torna mais leve e a perspectiva de resultados é muito maior. Meu compromisso, com o apoio de toda a diretoria, é trabalhar em favor do engrandecimento da Caciopar e pela valorização do setor produtivo e de todas as empresas integradas ao movimento associativista no Oeste.
O resultado que todos queremos será na exata medida do nosso envolvimento com esses projetos. Parafraseando o gênio Albert Enstein, o resultado será sempre proporcional à nossa dedicação pela causa. Obrigado e conto com todos.


 
 
 
 

CACIOPAR

 
Rua Pernambuco, 1800, 1° andar - Centro
85810-021 - Cascavel - PR
 
(45) 3321-1449
 
 

SISTEMA ASSOCIATIVISTA

 
2016 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual