Mario César Costenaro
COORD. ASSUN. ESTRAT. E PRESIDENTE CONSELHO CONSULTIVO - 2014/2016
domingo, 01 de dezembro de 2013

O Esperto e os Outros

O envelope está sobre a sua mesa... Mas você não tem tempo... Já é a quarta entrevista do dia e você não consegue encontrar alguém qualificado para o cargo. Você está cansado, ontem a viagem foi tensa. A estrada movimentada com tempo bom já é difícil... Não havia terceiras pistas e a chuva caía torrencialmente. Durante o trajeto não passou despercebida a quantidade de grãos que a água lavava nos acostamentos.

O envelope está sobre a sua mesa... Antes do próximo candidato, você verifica o volume dos impostos a recolher. Procura entender, tenta imaginar como Será aplicado esse dinheiro. Ontem, novamente, outro colaborador não pôde vir. A mulher doente, a fila na unidade de saúde, outro exame solicitado, outros meses de espera. No outro dia um problema na creche do bairro, mais uma falta. O candidato entra. Você nota, a necessidade o acompanha na ansiedade. Não estava preparado.

O envelope está sobre a sua mesa. A máquina quebrou. Você necessitou de apoio técnico urgente. Não tem por aqui. Não é possível parar. Que absurdo o preço da passagem aérea. Não tem jeito, tem que ser, mais custos, o que? O voo não pousou, só amanhã, será tarde, fazer o que? Mais custos. Entra o último candidato do dia. Esforçado, fala bem, infelizmente não preenche os pré-requisitos.

Desanimado, você enfim, nota o envelope sobre a sua mesa. É um convite da associação empresarial, no dia seguinte, logo cedo, 7h30, reunião. Na pauta, a capacitação profissional e a infraestrutura regional. Você lê o convite, um sorriso nos lábios e pensa:

- Hum! Esses caras pensam que eu tenho tempo para isso? Tenho mais o que fazer.

É isso! Você é esperto demais para perder seu tempo. Você, afinal, já faz a sua parte. Trabalha, dia a dia, persistentemente para alcançar resultados, obter o sucesso, realizar-se profissionalmente. Você é bom o suficiente. Você se basta!

Amanhece, começa um novo dia, novos candidatos, novos impostos... O corpo técnico ainda não chegou... A ferrovia ainda não chegou, o aeroporto regional talvez não chegue e poucas estradas estão chegando. Também não chegaram as reformas política e tributária, mas o ano que vem chegará, com novas promessas, com novas esperanças. E até lá, você deve ficar esperando?

Agora, não quero mais falar com você, que é “inteligente” e deixa outros decidirem o seu destino. Agora, não quero mais falar com você que não enxerga sua empresa dentro de um contexto, de um grupo, de uma cidade e de uma região. Agora, quero falar com vocês, sim com vocês que ensinaram o poder da integração. Vocês que perderam seu tempo em reuniões para que a comunidade, todo o município ganhe tempo.

Para vocês, meus agradecimentos.

Além de fazer cada um a sua parte, vocês fazem mais. Vocês motivam atitudes, vocês movimentam grupos, vocês fazem acontecer. Vocês sim enaltecem o associativismo, a cooperação, que é transformadora, que agrega, que faz a diferença. Parabéns a todos aqueles que acreditam nas pessoas e na força que elas, juntas, podem proporcionar.

Mário César Costenaro
Presidente da Caciopar
 
 
 
 

CACIOPAR

 
Rua Pernambuco, 1800, 1° andar - Centro
85810-021 - Cascavel - PR
 
(45) 3321-1449
 
 

SISTEMA ASSOCIATIVISTA

 
2016 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual